Páginas

terça-feira, junho 14, 2011

Levanta Junho! que tem festa, que tem arrastão.


       Bem vindo Junho, mês épico na cultura brasileira onde se comemora a festividade de São João, também conhecida como festa junina, essa festividade foi herdada dos Portugueses e ganhou resignificações em cada pedacinho desse nosso vasto Brasil.
       Aqui em minha cidade, Belém, Junho ganha cores e muito barulho com o batuque dos tambores e com a mistura sonora do Arrastão do Pavulagem, que se apresenta em todos os domingos em Belém, saindo da escadinha (Av. Presidente Vargas) com sua multidão de brincantes que extravasa alegria por onde passa.
                              
       O Arrastão do Pavulagem é um dos cortejos do Arraial do Pavulagem, grupo que tem diversos projetos como a valorização das manifestações artísticas locais e a divulgação da cultura regional. Cabeções, Pernautas, bois bunbás, tambores, apitos, são tantas as coisas que só você participando para entender tamanha euforia.
        O Pavulagem apresenta também os multiplos estilos musicais, como a sensual musica do Lundú "Alumiará", um pouco de reggae "baque-reggueado", o xote dançante da "Lua jardineira", o "Carimbó da ilha", as empolgantes musicas de boi bunbá "iniciais bp", "Rota da estrela", e a tradicional "Quadrilha de salvaterra", que logicamente não poderia faltar.

 
         Eu tomo esse pedaço dessa postagem para homenagear a minha amada srta. Lennon, que justo neste  mês tão bonito, faz 20 anos. Parabens desde já meu Amor. Sem mais desculpas.... vamos lá! levanta Junho! que tem festa, que tem arrastão, que tem muito à contar.

Um comentário:

  1. Eu adoro mês de junho. Pois, é o mÊs do meu aniversário, do dia dos namorados, do arraial do pavulagem, de festa junina e de várias comidas tipicas! E vou adorar passar esse mÊs todo ao seu lado, curtindo tantas coisas legais!

    Obrigada pela homenagem, adorei! Te amo!

    ResponderExcluir