Páginas

terça-feira, junho 12, 2012

Sentimento de Pocilga




Pocilga: Termo que se remete a um lugar imundo. Antigamente, pocilga era o nome dado ao curral de porcos.


              Pocilga é tambem um filme escrito e dirigido pelo diretor Pier Paolo Pasolini, que expressa toda a sua inquietude diante de temas como a conformidade e a indiferença de individuos que estão no fronte de uma situação conflituosa, representada por analogia de figuras historicas como Hitler e Mussolini.
              Por outro lado Pasolini aborda, num contexto paralelo ao primeiro, a historia de um desesperado sujeito que a custa da sobrevivência perde a sua humanidade, chegando ao ponto do canibalismo para suprir a sua fome.
              Ditadores, burguesia conformada, canibalismo social, esse sentimento de pocilga vivenciado por Pasolini, porém, poderia ser melhor retrado pelo italiano, que optou por um roteiro exageradamente lotado de encenação teatral (aproximando-o mais a uma peça de teatro) e um dialogo intelectual desconexo, cansativo.
              A escolha do diretor e a pouca qualidade cinematográfica, torna desinteressante e pífio a tentativa de ostentar esses temas, levando uma excelente discussão à inutilidade e a monotonia do Tralalá.
              Quero esclarecer que não sou nenhum critico de cinema, mediador cineclubista, ou algum especialista no assunto. Sou um espectador apaixonado pela arte cinematográfica, o que não me impede de formular criticas.
              Convido você leitor à assistir o filme Pocilga, com o intuito que você faça as suas próprias críticas (sendo elas construtivas ou destrutivas), pois creio no auto-potencial-criativo como formador de opinião.

Inteligente é o sujeito que está aberto para conhecer novas lentes de um mesmo assunto.

                                                                                                          Brasil, E. M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário